quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tumor de mama em cadelas requer atenção de proprietários

Texto Original Publicado no site http://www.unesp.br/proex/informativo/edicao13jul2002/materias/tumorcanino.htm, escrito Por Aline Grego e Sérgio Santa Rosa


As campanhas nacionais de prevenção do câncer de mama veiculadas em jornais, rádio e televisão, com participação freqüente de celebridades, desmistificaram o assunto e aumentaram a conscientização entre a população. Mas a doença não é exclusividade dos humanos. Os animais também sofrem com o câncer.

O tumor de mama em cadelas é, em diversos aspectos, muito semelhante ao da mulher. "Eles têm os mesmos agentes etiológicos, ou seja, as mesmas causas de desenvolvimento como, por exemplo, a dieta rica em gordura ou fatores genéticos", explica a professora Noeme Souza Rocha, da área de Patologia Veterinária do Departamento de Clínica Médica da FMVZ. A bibliografia internacional a respeito mostra que, devido a essas semelhanças, o tumor de mama em cadelas é um ótimo modelo experimental de estudo, que pode beneficiar também a espécie humana.

No Hospital Veterinário da FMVZ, todos os animais que chegam com aumento do volume e do tamanho da glândula mamária são submetidos a um exame chamado função aspirativa por agulha fina. O material colhido no exame é analisado e, posteriormente, emite-se um diagnóstico. Também são feitos exames bioquímicos através de amostras de sangue. Esse trabalho é realizado com o apoio do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Medicina de Botucatu.


Assim como ocorre com os humanos, para que haja a transformação da célula sadia em cancerígena é preciso que algo induza um erro no material genético da célula, o DNA. Alguns animais, no entanto, já podem nascer com problemas no material genético que os tornem propensos ao câncer. Depois disso, essa célula doente precisa de um outro impulso que é chamado de fator de promoção. As condições ambientais, como dietas impróprias, obesidade e uso intenso de anticoncepcionais são os principais agentes promotores. A idade também tem sua influência. A maior incidência de câncer está nos animais com mais de sete anos de idade.

Segundo a professora Noeme, o problema maior é a negligência dos proprietários, que só trazem os animais quando o tumor já está muito grande. "Da mesma forma que a mulher faz o exame da mama para tentar descobrir o tumor precocemente, o proprietário, ao detectar pequenos nódulos, deveria trazer o animal para ser examinado", alerta a professora. Os exames permitem fazer uma prevenção, através de uma dieta apropriada e do uso de anticoncepcional controlado pelo médico veterinário, e permitem a detecção precoce de lesões pequenas. "Quando o animal chega até nós, na grande maioria dos casos, não há muito que fazer. Às vezes, o tumor já tem metástase, ou seja, já ganhou a corrente sangüínea ou linfática e já foi para o pulmão", lamenta a professora.

Ao contrário do que muitos imaginam, a neoplasia, (nome correto do tumor maligno) não causa dor, não há febre e o animal não reclama. Segundo a professora, quanto mais maligno, menos dor. "O paciente começa a sentir dor quando o tumor cresce tanto que passa a comprimir terminações nervosas. Nesse caso a dor é secundária, por isso chamamos de tumores silenciosos". Como a detecção se faz pelo aumento do volume, a observação do proprietário é fundamental.

O atendimento do Hospital Veterinário da FMVZ é muito procurado pelos moradores de Botucatu, da região e até de fora do estado. A faculdade é pioneira na área de citologia. O setor de citopatologia existe desde 94, e a tecnologia à disposição permite que sejam feitos diagnósticos precisos e conclusivos. Em razão disso, a FMVZ dá suporte a diversas instituições nessa área, que enviam material para consulta.

10 comentários:

  1. DOUTOR,MINHA CACHORRA ESTÁ COM A BARRIGA GRANDE EU ACHO QUE QUE E BARRIGA D´GUA O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No artigo referente ao assunto Ascite ou Barriga d'água tem informações!!! Recomendo que você leia!

      Excluir
  2. To precisando de ajudar meu cachorro ta com a barriga muito grande tudo indica q seja Ascite ou Barriga d’água . Ha algum tempo atrás ele teve esse mesmo problema ai eu fiz o tratamento dele com (chemitril injetavel) ele melhor e fiquei muito feliz pois eu cheguei a achar q ele tava curado , mais agora depois de alguns meses ele voltou a crescer a barriga de novo o pior e que dessa vez parece q ele ta sentido muita dor, comprei o mesmo medicamento e apliquei no cão mais parece que n ta fazendo efeito o que só me faz ficar mais triste pois já n sei o que fazer para salvar a vida do meu amigo, só não o levei ao veterinário pó falta d condições e também na minha cidade n tem veterinário. Pfv me ajudem com qualquer informações sobre medicamentos ja será uma grande ajuda , obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tenta trocar a ração pois pode ser alergia a ração ou ração com baixa taxa de proteína. Se dá comida comum, coloca verduras como cenoura, batatinha, etc. e faz uma coisnha mais leve, tipo aquele arroz de cachorro. Dê cápsula de alho por 20 dias e a polpa da babosa (sem a casca) 30 ml por dia. Dar também cloreto de magnésio (30ml ao dia), compra na farmácia 33g e dilui em 1 litro de água. Coloca 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio na água dele 1 vez ao dia durante 20 dias. Se fizer o tratamento combinado (todas as coisas), tem mais chances de salvar seu cão pois um remédio natural potencializa o efeito do outro. Fiz isso e a minha cadela ficou boa. Boa sorte

      Excluir
  3. Minha poodle tem 11 anos e com 5 nódulos . Achei que não fosse crescer mas 3 ficaram enormes e tenho medo de perde-la em cirurgia. O maior sangrou. E pela carinha dela deve ter dor. O que faço ?

    ResponderExcluir
  4. Alguns que perderam seus cães em cirurgia me aconselharam a não operar. Levei nesse período em uns 3 veterinários. Todos falam que deve operar a linha mamária de um lado primeiro e depois outra cirurgia com o outro lado tirando todos os nódulos. O meu medo é a anestesia e a idade dela que tem onde anos já.

    ResponderExcluir
  5. Meu e-mail é ingridcr@uol.com.br
    Se possível aguardo um retorno, alguma dica... Grata.

    ResponderExcluir
  6. Alguns que perderam seus cães em cirurgia me aconselharam a não operar. Levei nesse período em uns 3 veterinários. Todos falam que deve operar a linha mamária de um lado primeiro e depois outra cirurgia com o outro lado tirando todos os nódulos. O meu medo é a anestesia e a idade dela que tem onde anos já.

    ResponderExcluir
  7. Minha poodle tem 11 anos e com 5 nódulos . Achei que não fosse crescer mas 3 ficaram enormes e tenho medo de perde-la em cirurgia. O maior sangrou. E pela carinha dela deve ter dor. O que faço ?

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pelo seu Comentário... continue sempre comentando.... Até mais!